terça-feira, 25 de outubro de 2016

Pra que serve a Tal Fórmula de Bhaskara na prática?

Olá Hiperativos! Tudo bem com vocês?
 Muitas pessoas quando chegam no Nono ano e no ensino médio se deparam com uma pergunta crucial em matemática, e que provavelmente nunca saberão na prática pra que serve. É meus amigos e amigas, estou falando da FÓRMULA DE BHASKARA! E AGORA eu vou explicar pra quê ESSA TAL FÓRMULA serve.

Bhaskara Acharya foi um matemático indiano muito importante, que viveu por volta do século XII. Ele contribuiu muito para a Astronomia e a Matemática, escrevendo vários livros, entre eles um livro de Álgebra chamado BIJAGANITA, que em Hindi, a língua nativa Indiana, significava Outra Matemática.

Sim hiperativos! pra eles a álgebra era tão importante que eles acreditavam ser uma ciência à parte da matemática. Bhaskara na verdade nunca criou nenhuma fórmula matemática, mas devido à sua importância, a Fórmula responsável para solucionar equações do segundo grau, foi batizada com seu nome! A fórmula, com certeza vocês já decoraram alguma vez na vida:

Claro que esse é só um exemplo prático pra usar a equação de segundo grau, e existem várias outras, mas o que é importante dizer é que toda vez que você encontra um problema como esse, você pode utilizar a fórmula de Bhaskara para resolver o seu problema, basta entender como modelar a conta, pois apesar de tudo, a matemática foi criada pra facilitar nossa vida, não pra complicar! Ok?
 Então e isso pessoal! Se você tiver alguma dúvida também sobre qualquer outro assunto, seja matemática, química, física, história, língua portuguesa, geografia, deixe nos comentários a sua dúvida, pois quem sabe essa dúvida seja o motivo do próximo vídeo? Um Abraço, pessoal!

Nenhum comentário: